Para o Vestibular Agendado Online

  • A prova será composta por 20 questões objetivas mais a redação.
  • As questões objetivas serão de múltipla escolha e corresponderão aos conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia e Matemática.
  • A redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e, no máximo, 400 (quatrocentas) palavras digitadas.
  • O tempo total para realização da prova e preenchimento das respostas será de 2 horas.

Para o Vestibular 4.0: Digital e Seguro

  • A prova será composta por 30 questões objetivas mais a redação.
  • As questões objetivas serão de múltipla escolha e estarão divididas em dois blocos:

Bloco 1 – Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia, Química e Matemática

Bloco 2 – Física, História, Geografia, Filosofia, Língua Estrangeira e Redação.

  • A redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e, no máximo, 400 (quatrocentas) palavras digitadas.
  • O tempo total para realização da prova e preenchimento das respostas será de 4 horas. Haverá um intervalo de 10 minutos entre a realização do bloco 1 e 2.

Para mais informações, consulte as seções “estrutura da prova” e “correção das provas e classificação” nos editais.

Para o Vestibular Agendado Online, não. No dia anterior a sua prova, você receberá um link, que deverá ser acessado no dia e horário do seu Vestibular Agendado.

Para o Vestibular 4.0: Digital e Seguro, é preciso realizar o download e instalação de um Browser (navegador) Seguro, o MSB. Além disso, antes da prova você deverá realizar um Simulado, com 5 questões de caráter não-avaliativo, mas que permitirão que você conheça o ambiente de prova. Para mais informações, veja a seção “Instalação do Browser Seguro e Simulado”, abaixo nessa FAQ.

  • Computador ou notebook;
  • Sistema operacional permitido: Windows 7 ou superior
  • Browsers e versões mínimas suportadas: Google Chrome versão 63 ou superior e Firefox 52 ou superior;
  • Conexão de Internet: 10 Mega ou superior;
  • Recomendado, ao menos, 1Gb de RAM livre para execução da aplicação;
  • Teclado português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
  • Câmera de dispositivo físico (webcam), não podendo ser utilizada a câmera de aparelho de celular;
  • Microfone: atenção: o candidato não poderá utilizar fone de ouvido, então recomendamos que seja um hardware exclusivo de microfone ou o microfone acoplado ao computador ou notebook;
  • Ser administrador da máquina, em função da necessidade de instalação de software específico;

A plataforma que será utilizada possui diversos mecanismos de segurança. Alguns exemplos:

  • O acesso à prova é liberado pelos fiscais de prova somente após a validação de alguns dados, assim como foto e documento do candidato.
  • O browser seguro que será utilizado pelos candidatos restringe o acesso a outros programas e mecanismos que poderiam ser utilizados para fraude, como por exemplo: print de tela, utilização de mais de um monitor, entre outros.
  • O fiscal de prova realizará o monitoramento ao vivo dos candidatos e terá acesso em tempo real à câmera, microfone e tela de prova de cada candidato. O fiscal poderá entrar em contato com o candidato a qualquer momento para averiguar situações suspeitas, para solicitar a verificação de suas folhas de rascunho, ou para solicitar que o candidato mostre uma visão 360º de seu ambiente, comprovando que não está utilizando nenhum mecanismo para fraudar a prova (equipamentos, pessoas, entre outros).
  • A inteligência artificial da plataforma alerta o fiscal quando identifica comportamentos suspeitos do candidato.

Comportamentos como:

  • Candidato ausente.
  • Candidato olhando para outro local distante da tela do computador.
  • Candidato utilizando celular.
  • Identificação de outra pessoa no local de prova.

Para realização da prova, é preciso realizar um acesso preliminar, que consiste no envio dos dados pessoais do candidato, uma fotografia realizada através da webcam e uma fotografia do documento de identidade, também realizada através da exibição do documento e captura pela webcam. Se você quiser saber quais documentos de identidade são aceitos, acesse o artigo 12º do edital em www.pucpr.br/editais

Todas as instruções para acesso ao sistema de prova serão encaminhadas por e-mail aos candidatos inscritos, conforme edital.

Ao acessar, primeiro você fará um processo autenticação, confirmando alguns dados e capturando, com a câmera do seu computador uma foto sua segurando um documento de identificação válido e com foto recente.

O próximo passo é a verificação do ambiente em que o candidato realizará a prova, apresentando o local num ângulo de 360º. Com a aprovação do fiscal, sua prova será liberada para realização.

Você poderá navegar nas questões do bloco que estiver resolvendo naquele momento. Depois de encerrado o bloco, não será possível retornar.

Você pode utilizar o recurso “Revisite” para retornar às questões que deseja revisar antes de encerrar o bloco atual. Aproveite o simulado para testar esta funcionalidade!

À medida em que você vai respondendo a prova, a plataforma salva automaticamente suas respostas. Quando o tempo total se encerrar, caso você ainda não tenha concluído o bloco, ele será automaticamente encerrado pela plataforma e todas as questões que respondeu serão consideradas.

A proposta de redação será um texto dissertativo-argumentativo. O critério será por contagem de palavras, com no mínimo 300 palavras e máximo 400 palavras. A contagem aparecerá para o candidato enquanto escreve/digita seu texto.

Não é recomendado, pois os ruídos do ambiente podem alertar a inteligência artificial e o fiscal.

O candidato terá um intervalo de 10 minutos entre os blocos.

Sim, inclusive medicamentos. As embalagens e recipientes devem ser transparentes e estarem próximos ao candidato, a fim de evitar deslocamentos.

Está previsto um tempo para reconexão de até 10 minutos. Importante: ao reconectar será necessário efetuar novamente todo o procedimento de autenticação e checagem com o fiscal.

Os ruídos podem alertar a inteligência artificial e o fiscal. Recomendamos que o candidato se prepare para a realização de provas, reservando um ambiente isolado, no qual possa se concentrar e não tenha nenhuma interrupção.

Você precisa ter acesso de ara conseguir instalar o browser na máquina que utilizará para acessar a prova, o que não é comum em Lan Houses e computadores fornecidos por empresas. Sugerimos que você faça o teste de compatibilidade antes de se inscrever.

Não é possível a execução de provas em sistemas instalados de forma virtual em computadores MAC ou qualquer outro tipo de virtualização. Será necessário o Windows 7 ou superior instalado em um computador PC padrão.

Para a realização da prova certifique-se que:

  • A câmera está posicionada em frente ao candidato, com todo o rosto visível;
  • O ambiente esteja isolado, livre de ruídos e bem iluminado;
  • A lente da câmera está limpa, com visualização nítida e com boa qualidade;
  • Procure deixar o ambiente livre de objetos como: retratos, fotos, quadros, posters, bonecos, logotipos, espelhos, brinquedos, mochilas, objetos que possam ser confundidos com celulares, caixas, copos não transparentes, garrafa térmica, xícara, roupas penduradas, entre outros.

A inteligência artificial detecta rostos em peças de roupa. Para evitar interferências, utilize roupas neutras.

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicá-lo no ato da inscrição e encaminhar para o Núcleo de Processos Seletivos ([email protected]), em até 2 dias antes da prova, um laudo em formato pdf, emitido por especialista que descreva a natureza, tipo e grau de deficiência ou necessidade especial, bem como as condições solicitadas para a realização da prova.

Confira mais informações no capítulo V dos editais: www.pucpr.br/editais;

Para o Vestibular Agendado Online, o resultado será disponibilizado em até 5 (cinco) dias após a realização do processo seletivo.

Para o Vestibular 4.0: Digital e Seguro, que ocorrerá em 20/02/2021, o resultado será disponibilizado em 01/03/2021.

INSCREVA-SE NA PUCPR

                               

Selecione o método de ingresso e câmpus desejado e inicie a sua inscrição.

                       
Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade