Essas mensagens são exibidas enquanto o Autorizador está avaliando os dados e fotos enviados pelo candidato para autorizar seu acesso à prova.
O candidato precisa aguardar essa análise e autorização para acessar a prova, e não precisa se preocupar pois o tempo de prova só inicia quando ele realmente acessar a prova.
No entanto, não será permitida a conexão do candidato à plataforma on-line após o horário oficial de seu início, sendo o seu descumprimento motivo de desclassificação.
Essa mensagem é exibida quando a janela de tempo para participação na prova expirou, ou seja, o candidato atrasou-se para a prova. Para evitar isso, o candidato deve assegurar o login na plataforma a tempo de fazer a prova de acordo com o horário estabelecido em Edital (trinta minutos de antecedência ao horário oficial de seu início).
No caso do simulado, essa mensagem indica que o prazo para realização se encerrou. Para o Vestibular 4.0 – Geral o simulado estará disponível de 10/11 a 20/11. Para os cursos de Medicina e American Academy, o simulado poderá ser realizado de 10/11 a 20/11 e de 23/11 a 01/12.
Essa mensagem aparece quando há restrição ativada na rede ou no sistema que o candidato utiliza. Caso não esteja utilizando sistema ou acesso corporativo:
Se o candidato estiver utilizando sistema ou acesso corporativo: deve-se contatar a equipe de TI da organização.
Essa mensagem é apresentada quando o candidato informa um dado que está diferente do que foi informado por ele quando fez sua inscrição. O candidato deve informar o mesmo dado que informou ao se inscrever, e prestar atenção em espaços e erros de digitação, por exemplo. Para conferir quais foram os dados incluídos em sua inscrição, acesse https://pucpr.app/candidato, insira o seu CPF e senha e clique no item “Meus Dados”.
Essa mensagem é apresentada quando sistema detecta que existe mais de uma tela conectada no computador. O candidato deve desconectar qualquer tela externa que esteja ligada a cabos como VGA e HDMI. Também pode ser necessário acessar a opção Windows + P e selecionar “PC Screen Only Option” ou “Tela do computador somente”.
Erro: É exibida uma tela como a imagem abaixo ao candidato. Ao clicar em “Atualizar” e nada acontece:
Diagnóstico: Há algum problema de mau funcionamento com a câmera ou microfone. É recomendado que o candidato teste a câmera e o microfone em outro aplicativo. Se o candidato estiver usando Windows 10, pode-se testar no app “Câmera”.
Se a não estiver funcionando em outro aplicativo, é preciso resolver o problema da câmera ou do microfone. Recomenda-se atualizar o drive, desinstalar e instalar novamente ou trocar o equipamento.
Se a câmera ou microfone estiver funcionando corretamente em outro aplicativo, sugerimos que desabilite temporariamente o Antivírus, caso tenha instalado em seu computador, e tente novamente. Caso o problema persista, você poderá desinstalar e instalar novamente o Browser Seguro.
Erro: É exibida uma tela com a mensagem “Sistema Operacional Não Suportado”, como a imagem abaixo:
Esta mensagem é apresentada quando o Sistema Operacional utilizado não é suportado. Conforme consta em edital, é necessário utilizar Windows 7 ou superior, em um Desktop ou Notebook. MAC e outros dispositivos não são compatíveis. Confira outros requisitos do sistema:
Para utilizar o Browser Seguro, você precisará de um computador (desktop ou notebook) com Sistema Operacional Windows 7 ou superior, com câmera e microfone funcionando, ter acesso “Administrador” para autorizar a instalação e pelo menos 200MB livres no HD. Recomenda-se que você possua uma conexão de Internet de no mínimo 10 MB, e, ao menos, 1GB de RAM livre para execução do navegador. Atenção: a plataforma não é compatível com outros sistemas operacionais, nem com Celulares, IPADs ou MAC. O seu antivírus pode bloquear o download, instalação ou uso do browser. Por isso, recomenda-se desabilitá-lo para evitar qualquer problema.
Erro: É exibida uma tela com a mensagem “Prohibited Process are Running”, como a imagem abaixo:
Diagnóstico: Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro (MSB), identifica que existem programas que estão em execução na máquina do candidato, e que precisam ser fechados para que ele possa acessar a prova. Exemplos de programas: Teams, Firefox, Chrome, AnyDesk, TeamViewer, entre outros. Na tela de erro, é possível verificar qual é o programa que está impedindo a execução do Browser Seguro MSB. No exemplo acima, consta o programa “teams”. Para dar continuar a prova ou simulado, o candidato poderá:
Erro: É exibida uma tela com a mensagem “MSB was unable to close processes”, como a imagem abaixo:
Diagnóstico: Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro (MSB), não consegue fechar automaticamente os programas que estão em execução na máquina do candidato (veja o item anterior), e que precisam ser fechados para execução da prova ou simulado. Exemplos de programas: Teams, Firefox, Chrome, AnyDesk, TeamViewer, entre outros.
Provavelmente há restrições habilitadas no computador (ou no servidor de acesso à internet) que impedem o acesso às imagens. Para resolução, o candidato poderá:
Se o problema persistir, deve-se utilizar outro computador e/ou outra rede de acesso à internet.
Essa mensagem é apresentada quando sistema detecta que o candidato conectou um monitor a mais, o que é proibido e a prova é automaticamente cancelada.
No simulado, caso isso ocorra, a pessoa pode pedir para acessar novamente. Para isso, entre em contato pelos canais de atendimento para que seja possível liberar o acesso novamente.
Se isso ocorrer no dia da prova oficial, não haverá a possibilidade do candidato acessar a prova novamente, sendo ele desclassificado.
Selecione o método de ingresso e câmpus desejado e inicie a sua inscrição.