Essas mensagens são exibidas enquanto o Autorizador está avaliando os dados e fotos enviados pelo candidato para autorizar seu acesso à prova.

O candidato precisa aguardar essa análise e autorização para acessar a prova, e não precisa se preocupar pois o tempo de prova só inicia quando ele realmente acessar a prova.

No entanto, não será permitida a conexão do candidato à plataforma on-line após o horário oficial de seu início, sendo o seu descumprimento motivo de desclassificação.

Essa mensagem é exibida quando a janela de tempo para participação na prova expirou, ou seja, o candidato atrasou-se para a prova. Para evitar isso, o candidato deve assegurar o login na plataforma a tempo de fazer a prova de acordo com o horário estabelecido em Edital (trinta minutos de antecedência ao horário oficial de seu início).

No caso do simulado, essa mensagem indica que o prazo para realização se encerrou. Para o Vestibular 4.0 – Geral o simulado estará disponível de 10/11 a 20/11. Para os cursos de Medicina e American Academy, o simulado poderá ser realizado de 10/11 a 20/11 e de 23/11 a 01/12.

Essa mensagem aparece quando há restrição ativada na rede ou no sistema que o candidato utiliza. Caso não esteja utilizando sistema ou acesso corporativo:

  • Temporariamente, desative o antivírus e/ou firewall do computador;
  • Tente mudar para uma outra conexão de internet;
  • Mude o computador ou sistema a ser utilizado, caso o problema persista

Se o candidato estiver utilizando sistema ou acesso corporativo: deve-se contatar a equipe de TI da organização.

Essa mensagem é apresentada quando o candidato informa um dado que está diferente do que foi informado por ele quando fez sua inscrição. O candidato deve informar o mesmo dado que informou ao se inscrever, e prestar atenção em espaços e erros de digitação, por exemplo. Para conferir quais foram os dados incluídos em sua inscrição, acesse https://pucpr.app/candidato, insira o seu CPF e senha e clique no item “Meus Dados”.

Essa mensagem é apresentada quando sistema detecta que existe mais de uma tela conectada no computador. O candidato deve desconectar qualquer tela externa que esteja ligada a cabos como VGA e HDMI. Também pode ser necessário acessar a opção Windows + P e selecionar “PC Screen Only Option” ou “Tela do computador somente”.

Erro: É exibida uma tela como a imagem abaixo ao candidato. Ao clicar em “Atualizar” e nada acontece:

Diagnóstico: Há algum problema de mau funcionamento com a câmera ou microfone. É recomendado que o candidato teste a câmera e o microfone em outro aplicativo. Se o candidato estiver usando Windows 10, pode-se testar no app “Câmera”.

Se a não estiver funcionando em outro aplicativo, é preciso resolver o problema da câmera ou do microfone. Recomenda-se atualizar o drive, desinstalar e instalar novamente ou trocar o equipamento.

Se a câmera ou microfone estiver funcionando corretamente em outro aplicativo, sugerimos que desabilite temporariamente o Antivírus, caso tenha instalado em seu computador, e tente novamente. Caso o problema persista, você poderá desinstalar e instalar novamente o Browser Seguro.

Erro: É exibida uma tela com a mensagem “Sistema Operacional Não Suportado”, como a imagem abaixo:

Esta mensagem é apresentada quando o Sistema Operacional utilizado não é suportado. Conforme consta em edital, é necessário utilizar Windows 7 ou superior, em um Desktop ou Notebook. MAC e outros dispositivos não são compatíveis. Confira outros requisitos do sistema:

Para utilizar o Browser Seguro, você precisará de um computador (desktop ou notebook) com Sistema Operacional Windows 7 ou superior, com câmera e microfone funcionando, ter acesso “Administrador” para autorizar a instalação e pelo menos 200MB livres no HD. Recomenda-se que você possua uma conexão de Internet de no mínimo 10 MB, e, ao menos, 1GB de RAM livre para execução do navegador. Atenção: a plataforma não é compatível com outros sistemas operacionais, nem com Celulares, IPADs ou MAC. O seu antivírus pode bloquear o download, instalação ou uso do browser. Por isso, recomenda-se desabilitá-lo para evitar qualquer problema.

Erro: É exibida uma tela com a mensagem “Prohibited Process are Running”, como a imagem abaixo:

Diagnóstico: Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro (MSB), identifica que existem programas que estão em execução na máquina do candidato, e que precisam ser fechados para que ele possa acessar a prova. Exemplos de programas: Teams, Firefox, Chrome, AnyDesk, TeamViewer, entre outros. Na tela de erro, é possível verificar qual é o programa que está impedindo a execução do Browser Seguro MSB. No exemplo acima, consta o programa “teams”. Para dar continuar a prova ou simulado, o candidato poderá:

  • Clicando em OK, os programas serão fechados automaticamente.
  • Clicando em Cancelar, o candidato pode ir aos programas e fechá-los manualmente (caso precisem salvar algo antes, por exemplo).
  • Caso não consiga fechar os programas que estão impedindo o Browser Seguro desta forma, poderá recorrer ao Gerenciador de Tarefas, forçando o desligamento do programa.

Erro: É exibida uma tela com a mensagem “MSB was unable to close processes”, como a imagem abaixo:

Diagnóstico: Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro (MSB), não consegue fechar automaticamente os programas que estão em execução na máquina do candidato (veja o item anterior), e que precisam ser fechados para execução da prova ou simulado. Exemplos de programas: Teams, Firefox, Chrome, AnyDesk, TeamViewer, entre outros.

  • O candidato precisa acessar o Gerenciador de Tarefas no Windows, localizar o programa apontado na mensagem de erro (neste exemplo, o programa “photos”) e clicar em “Finalizar Tarefa”

Provavelmente há restrições habilitadas no computador (ou no servidor de acesso à internet) que impedem o acesso às imagens. Para resolução, o candidato poderá:

  • Temporariamente, desativar o antivírus e/ou firewall do computador.
  • É necessário que o candidato se certifique de utilizar uma rede que não possua restrição de acesso ao website

Se o problema persistir, deve-se utilizar outro computador e/ou outra rede de acesso à internet.

Essa mensagem é apresentada quando sistema detecta que o candidato conectou um monitor a mais, o que é proibido e a prova é automaticamente cancelada.

No simulado, caso isso ocorra, a pessoa pode pedir para acessar novamente. Para isso, entre em contato pelos canais de atendimento para que seja possível liberar o acesso novamente.

Se isso ocorrer no dia da prova oficial, não haverá a possibilidade do candidato acessar a prova novamente, sendo ele desclassificado.

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