O ideal é que o próprio candidato faça o simulado para validar que está tudo certo com o equipamento que será utilizado, bem como testar e conhecer o ambiente de prova.

                                           

Se você conseguiu instalar o Browser Seguro, deverá acessar o simulado, caracterizado por um acesso preliminar (com envio de dados, foto e documento) e 5 questões. Não se preocupe, você não será avaliado pela resposta a essas questões! Caso o simulado não abra automaticamente, acesse pucpr.app/simulado4-0. Veja também o passo a passo para do Simulado: Clique aqui

                                           

Para realização do simulado e da prova, é preciso realizar um acesso preliminar, que consiste no envio dos dados pessoais do candidato, uma fotografia realizada através da webcam no momento da prova e do simulado, e uma fotografia do documento de identidade, também realizada através da exibição do documento e captura através da Webcam. Desta forma, quando o sistema pedir sua ID, você deverá mostrar o seu documento de identidade através da webcam. Se você quiser saber quais documentos de identidade são aceitos, acesse o artigo 12º do edital em

                                           

Não. O acesso preliminar será feito novamente no dia da prova. Neste dia, o candidato precisará enviar novamente seus dados pessoais, fotografar-se através de sua webcam e mostrar seu documento de identidade, conforme os documentos aceitos previstos no edital. Os dados e documentos serão analisados pelos Autorizadores e, caso ocorra algum problema, será solicitado ao candidato um novo envio. Se os dados, documentos e fotos estiverem corretos, o Autorizador libera o acesso da prova ao candidato.

                                           

Sim, acesse o tutorial para instalaçãoaqui e para o Simulado aqui.

                                           

Erro: É exibida uma tela como a imagem abaixo ao candidato. Ao clicar em “Atualizar” e nada acontece:

Diagnóstico: Há algum problema de mau funcionamento com a câmera ou microfone. É recomendado que o candidato teste a câmera e o microfone em outro aplicativo. Se o candidato estiver usando Windows 10, pode-se testar no app "Câmera".

Se a não estiver funcionando em outro aplicativo, é preciso resolver o problema da câmera ou do microfone. Recomenda-se atualizar o drive, desinstalar e instalar novamente ou trocar o equipamento.

Se a câmera ou microfone estiver funcionando corretamente em outro aplicativo, sugerimos que desabilite temporariamente o Antivírus, caso tenha instalado em seu computador, e tente novamente. Caso o problema persista, você poderá desinstalar e instalar novamente o Browser Seguro.

Erro “Sistema Operacional Não Suportado”

Erro: É exibida uma tela com a mensagem “Sistema Operacional Não Suportado”, como a imagem abaixo:

Esta mensagem é apresentada quando o Sistema Operacional utilizado não é suportado. Conforme consta em edital, é necessário utilizar Windows 7 ou superior, em um Desktop ou Notebook. MAC e outros dispositivos não são compatíveis. Confira outros requisitos do sistema:

Para utilizar o Browser Seguro, você precisará de um computador (desktop ou notebook) com Sistema Operacional Windows 7 ou superior, com câmera e microfone funcionando, ter acesso “Administrador” para autorizar a instalação e pelo menos 200MB livres no HD. Recomenda-se que você possua uma conexão de Internet de no mínimo 10 MB, e, ao menos, 1GB de RAM livre para execução do navegador. Atenção: a plataforma não é compatível com outros sistemas operacionais, nem com Celulares, IPADs ou MAC. O seu antivírus pode bloquear o download, instalação ou uso do browser. Por isso, recomenda-se desabilitá-lo para evitar qualquer problema.

Erro “Prohibited Process are Running”

Erro: É exibida uma tela com a mensagem “Prohibited Process are Running”, como a imagem abaixo:

Diagnóstico: Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro (MSB), identifica que existem programas que estão em execução na máquina do candidato, e que precisam ser fechados para que ele possa acessar a prova. Exemplos de programas: Teams, Firefox, Chrome, AnyDesk, TeamViewer, entre outros. Na tela de erro, é possível verificar qual é o programa que está impedindo a execução do Browser Seguro MSB. No exemplo acima, consta o programa “teams”. Para dar continuar a prova ou simulado, o candidato poderá:

  • Clicando em OK, os programas serão fechados automaticamente.
  • Clicando em Cancelar, o candidato pode ir aos programas e fechá-los manualmente (caso precisem salvar algo antes, por exemplo).
  • Caso não consiga fechar os programas que estão impedindo o Browser Seguro desta forma, poderá recorrer ao Gerenciador de Tarefas, forçando o desligamento do programa.

Erro “MSB was unable to close processes”, código “0x50001”

Erro: É exibida uma tela com a mensagem “MSB was unable to close processes”, como a imagem abaixo:

Diagnóstico: Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro (MSB), não consegue fechar automaticamente os programas que estão em execução na máquina do candidato (veja o item anterior), e que precisam ser fechados para execução da prova ou simulado. Exemplos de programas: Teams, Firefox, Chrome, AnyDesk, TeamViewer, entre outros.

  • O candidato precisa acessar o Gerenciador de Tarefas no Windows, localizar o programa apontado na mensagem de erro (neste exemplo, o programa “photos") e clicar em “Finalizar Tarefa”

Erro “Vídeo Streaming Error” (Erro de Transmissão de Vídeo)

Provavelmente há restrições habilitadas no computador (ou no servidor de acesso à internet) que impedem o acesso às imagens. Para resolução, o candidato poderá:

  • Temporariamente, desativar o antivírus e/ou firewall do computador.
  • É necessário que o candidato certifique-se de utilizar uma rede que não possua restrição de acesso ao website

Se o problema persistir, deve-se utilizar outro computador e/ou outra rede de acesso à internet.

Candidato fez o processo de autenticação da prova e recebeu a mensagem “We are currently processing your authorization submission” ou “You are in the queue. Please wait while your details are being authorized”

Essas mensagens são exibidas enquanto o Autorizador está avaliando os dados e fotos enviados pelo candidato para autorizar seu acesso à prova.

O candidato precisa aguardar essa análise e autorização para acessar a prova, e não precisa se preocupar pois o tempo de prova só inicia quando ele realmente acessar a prova.

No entanto, não será permitida a conexão do candidato à plataforma on-line após o horário oficial de seu início, sendo o seu descumprimento motivo de desclassificação.

Candidato recebe mensagem: "This Test has been deactivated" ao tentar iniciar a prova ou simulado.

Essa mensagem é exibida quando a janela de tempo para participação na prova expirou, ou seja, o candidato atrasou-se para a prova. Para evitar isso, o candidato deve assegurar o login na plataforma a tempo de fazer a prova de acordo com o horário estabelecido em Edital (trinta minutos de antecedência ao horário oficial de seu início).

No caso do simulado, essa mensagem indica que o prazo para realização se encerrou. Para o Vestibular 4.0 – Geral o simulado estará disponível de 10/11 a 20/11. Para os cursos de Medicina e American Academy, o simulado poderá ser realizado de 10/11 a 20/11 e de 23/11 a 01/12.

Candidato não consegue iniciar a prova ou simulado, recebe a mensagem: “Connection with Chat Server Failed”

Essa mensagem aparece quando há restrição ativada na rede ou no sistema que o candidato utiliza. Caso não esteja utilizando sistema ou acesso corporativo:

  • Temporariamente, desative o antivírus e/ou firewall do computador;
  • Tente mudar para uma outra conexão de internet;
  • Mude o computador ou sistema a ser utilizado, caso o problema persista

Se o candidato estiver utilizando sistema ou acesso corporativo: deve-se contatar a equipe de TI da organização.

Durante o processo de autenticação, ao inserir seus dados o candidato recebe a mensagem: “This value does not match with records”.

Essa mensagem é apresentada quando o candidato informa um dado que está diferente do que foi informado por ele quando fez sua inscrição. O candidato deve informar o mesmo dado que informou ao se inscrever, e prestar atenção em espaços e erros de digitação, por exemplo. Para conferir quais foram os dados incluídos em sua inscrição, acesse https://pucpr.app/candidato, insira o seu CPF e senha e clique no item “Meus Dados”.

Candidato não consegue iniciar a prova ou simulado, recebe a mensagem: “We have detected multiple screen”.

Essa mensagem é apresentada quando sistema detecta que existe mais de uma tela conectada no computador. O candidato deve desconectar qualquer tela externa que esteja ligada a cabos como VGA e HDMI. Também pode ser necessário acessar a opção Windows + P e selecionar “PC Screen Only Option” ou “Tela do computador somente”.

Durante a execução da prova o candidato recebe a mensagem: “Multiple Screen detected running” – “Finishing your test!”.

Essa mensagem é apresentada quando sistema detecta que o candidato conectou um monitor a mais, o que é proibido e a prova é automaticamente cancelada. No simulado, caso isso ocorra, a pessoa pode pedir para acessar novamente. Para isso, entre em contato pelos canais de atendimento para que seja possível liberar o acesso novamente.

Se isso ocorrer no dia da prova oficial, não haverá a possibilidade do candidato acessar a prova novamente, sendo ele desclassificado.

                                       
                                           

É algum documento seu de identificação, como por exemplo RG ou Carteira de Motorista. Todos os documentos válidos para este acesso constam no edital.

Essa mensagem apresenta uma lista de programas e/ou processos que estão rodando em sua máquina, mas que precisam ser fechados para que o browser seguro possa ser executado. Clique em “OK”, que o browser seguro irá fechá-los automaticamente.

Depois de clicar em OK na mensagem “Prohibited Processes are Running” recebi a mensagem “MSB was unable to close processes”. E agora?

Essa mensagem é apresentada quando o browser seguro não conseguiu fechar sozinho algum daqueles programas/processos apresentados na mensagem anterior. Você deve fechá-los manualmente, acessando o Gerenciador de Tarefas do Windows, localizando o programa ou processo, clicando com o botão direito do mouse sobre ele e selecionando “Finalizar tarefa”. Lembre-se que em algumas versões do Windows é preciso clicar no botão “Mais detalhes”, no canto inferior esquerdo da janela do Gerenciador de Tarefas, para visualizar todos os processos em execução. O browser seguro não irá iniciar enquanto os programas/processos apresentados na mensagem não forem encerrados.

As provas do Vestibular 4.0 Digital e Seguro da PUCPR acontecem dia 22 de Novembro para todos os cursos e as provas do Vestibular para Medicina acontecem no dia 06 de Dezembro.

O Vestibular Geral terá início às 13 horas, dividido em 2 (dois) blocos, com duração de 2 (duas) horas cada um. Não se preocupe, haverá intervalo mínimo de 10 minutos entre os blocos.

O Vestibular de Medicina terá início às 09:30, com a realização do primeiro bloco de questões com 2 (duas) horas de duração. Depois do intervalo para almoço, a prova reinicia às 13 horas, com mais 2 (dois) blocos, com duração de 2 (duas) horas cada um.

Sim. É possível efetuar a inscrição e concorrer a uma vaga para o mesmo curso por processos seletivos diferentes. Em caso de aprovação o candidato terá que escolher uma das formas.

Sim. Serão disponibilizadas duas bolsas de 100%: uma para o primeiro colocado de Medicina e outra para o primeiro colocado geral dos demais cursos.

A informação sobre a concorrência pode ser solicitada por e-mail: [email protected]

A prova será realizada por meio de um browser seguro (navegador de internet) específico, que deverá ser instalado no seu computador.

Para poder utilizar este navegador, você precisará de um computador (Desktop ou Notebook) com Sistema Operacional Windows 7 ou superior, com câmera e microfone funcionando.

Você também precisará ter acesso de Administrador da máquina, para poder realizar a instalação do navegador. É recomendado que você possua uma conexão de Internet de no mínimo 10 MB, e, ao menos, 1Gb de RAM livre para execução do navegador. Para instalação, são necessários aproximadamente 200 MB de espaço livre no HD.

Atenção: a plataforma não é compatível com outros sistemas operacionais, nem com Celulares, IPADs ou MAC.

                                           

Você pode testar a compatibilidade do seu computador por aqui: Clique aqui

Após o pagamento da inscrição, acesse o este link , clique em “Começar Teste” e depois em "Download MSB" para instalar o Browser Seguro. Depois de concluída a instalação, clique em "Proceed to test" ou “Prosseguir para o Teste” para fazer o simulado. Você responderá a 5 questões para praticar o uso da plataforma e entender seu funcionamento. As questões não têm caráter avaliativo. É importante ressaltar que o simulado só poderá ser acessado pelo candidato devidamente inscrito, ou seja, após a confirmação do pagamento da inscrição.

Atenção: o seu antivírus pode bloquear o download, instalação e/ou uso do browser. Recomenda-se desabilitá-lo a fim de evitar qualquer problema.

Você precisa ter acesso de Administrador para conseguir instalar o browser na máquina que utilizará para acessar a prova, o que não é comum em Lan Houses e computadores fornecidos por empresas. Sugerimos que você faça o teste de compatibilidade antes de se inscrever.

Não é possível a execução de provas em sistemas instalados de forma virtual em computadores MAC ou qualquer outro tipo de virtualização. Será necessário o Windows 7 ou superior instalado em um computador PC padrão.

A plataforma que será utilizada possui diversos mecanismos de segurança. Alguns exemplos:

  • O acesso à prova é liberado pelos fiscais de prova somente após a validação de alguns dados, assim como foto e documento do candidato.
  • O browser seguro que será utilizado pelos candidatos restringe o acesso a outros programas e mecanismos que poderiam ser utilizados para fraude, como por exemplo: print de tela, utilização de mais de um monitor, entre outros.
  • O fiscal de prova realizará o monitoramento ao vivo dos candidatos e terá acesso em tempo real à câmera, microfone e tela de prova de cada candidato. O fiscal poderá entrar em contato com o candidato a qualquer momento para averiguar situações suspeitas, para solicitar a verificação de suas folhas de rascunho, ou para solicitar que o candidato mostre uma visão 360º de seu ambiente, comprovando que não está utilizando nenhum mecanismo para fraudar a prova (equipamentos, pessoas, entre outros).
  • A inteligência artificial da plataforma alerta o fiscal quando identifica comportamentos suspeitos do candidato.

Comportamentos como:

  • Candidato ausente.
  • Candidato olhando para outro local distante da tela do computador.
  • Candidato utilizando celular.
  • Identificação de outra pessoa no local de prova.

Não, o browser seguro impede o candidato de sair da tela da prova. Qualquer tentativa será alertada aos fiscais.

Sim. O sistema identificará a segunda tela e isso pode implicar na desclassificação do candidato.

Não, apenas o fiscal terá acesso ao áudio de todos os candidatos.

Não. É necessário manter seu áudio aberto durante todo período de prova e o fone de ouvido é um dos recursos proibidos para realização da prova.

Não, pois o celular é um dos recursos proibidos para realização da prova. Não é possível fazer uso de telefone celular e equipamentos eletrônicos além do utilizado para realização das provas, sob pena de eliminação no presente processo seletivo.

Sim, mas primeiro instale o browser seguro, clique aqui e em seguida em "Começar o Teste". O ambiente para o simulado estará disponível de 10 a 20/11/2020 para o Vestibular Geral. Para os cursos de Medicina e American Academy Health, o simulado estará disponível de 10/11 a 20/11 e de 23/11 a 01/12/2020. Neste ambiente você poderá testar a plataforma e responder algumas questões de caráter não avaliativo para praticar o uso do sistema e entender seu funcionamento. Nas datas acima, acesse o link para testar seu computador e recursos: Clique aqui.

O simulado só poderá ser acessado pelo candidato devidamente inscrito, ou seja, após a confirmação do pagamento da inscrição.

Todas as instruções para acesso ao sistema de prova serão encaminhadas por e-mail aos candidatos inscritos, conforme edital.

Ao acessar, primeiro você fará um processo autenticação, confirmando alguns dados e capturando, com a câmera do seu computador, uma foto sua segurando um documento de identificação válido com foto e recente.

O próximo passo é a verficação do ambiente em que o candidato realizará a prova, apresentando o local num ângulo de 360º. Com a aprovação do fiscal, sua prova será liberada para realização.

As provas de Medicina terão início às 09:30, com a realização do primeiro bloco de questões, que possui duração de 2 (duas) horas. Depois do intervalo para almoço, a prova reinicia às 13 horas, com mais 2 (dois) blocos, com duração de 2 (duas) horas cada um.

Os blocos abordam as disciplinas a seguir:

  • Bloco 1 – Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia e Química.
  • Bloco 2 – Matemática, Física, História e Geografia.
  • Bloco 3 - Filosofia, Língua Inglesa e Redação.

As provas para os demais cursos terão início às 13 horas, e serão divididas em 2 (dois) blocos, com duração de 2 (duas) horas cada um.

Os blocos abordam as disciplinas a seguir:

  • Bloco 1 – Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia, Química e Matemática
  • Bloco 2 – Física, História, Geografia, Filosofia, Língua Estrangeira e Redação.

Você poderá navegar nas questões do bloco que estiver resolvendo naquele momento. Depois de encerrado o bloco, não será possível retornar.

Você pode utilizar o recurso "Revisite" para retornar às questões que deseja revisar antes de encerrar o bloco atual. Aproveite o simulado para testar esta funcionalidade!

À medida em que você vai respondendo a prova, a plataforma salva automaticamente suas respostas. Quando o tempo total se encerrar, caso você ainda não tenha concluído o bloco, ele será automaticamente encerrado pela plataforma e todas as questões que respondeu serão consideradas.

A proposta de redação será um texto dissertativo-argumentativo. O critério será por contagem de palavras, com no mínimo 300 palavras e máximo 400 palavras. A contagem aparecerá para o candidato enquanto escreve/digita seu texto.

Não é recomendado, pois os ruídos do ambiente podem alertar a inteligência artificial e o fiscal.

O candidato terá um intervalo de 10 minutos entre os blocos.

Sim, inclusive medicamentos. As embalagens e recipientes devem ser transparentes e estarem próximos ao candidato, a fim de evitar deslocamentos.

Está previsto um tempo para reconexão de até 10 minutos. Importante: ao reconectar será necessário efetuar novamente todo o procedimento de autenticação e checagem com o fiscal.

Os ruídos podem alertar a inteligência artificial e o fiscal. Recomendamos que o candidato se prepare para a realização de provas, reservando um ambiente isolado, no qual possa se concentrar e não tenha nenhuma interrupção.

Para a realização da prova certifique-se que:

  • A câmera está posicionada em frente ao candidato, com todo o rosto visível;
  • O ambiente esteja isolado, livre de ruídos e bem iluminado;
  • A lente da câmera está limpa, com visualização nítida e com boa qualidade;
  • Procure deixar o ambiente livre de objetos como: retratos, fotos, quadros, posters, bonecos, logotipos, espelhos, brinquedos, mochilas, objetos que possam ser confundidos com celulares, caixas, copos não transparentes, garrafa térmica, xícara, roupas penduradas, entre outros.

A inteligência artificial detecta rostos em peças de roupa. Para evitar interferências, utilize roupas neutras.

A plataforma salva automaticamente suas respostas.

O gabarito será divulgado no site da PUCPR no dia seguinte ao da realização das provas.

O resultado geral será publicado dia 30 de novembro de 2020 e o resultado de Medicina será publicado dia 14 de dezembro de 2020.

Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected]

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