Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Noite
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 775,53

Descrição

O Assistente Social deve realizar diagnósticos sociais, planejar, executar, monitorar e avaliar políticas, programas e projetos sociais, com adoção de estratégias participativas; identificar necessidades sociais e humanas, orientando e viabilizando o acesso ao direito e às políticas públicas; contribuir para o desenvolvimento da capacidade social, emocionais e político participativo, na reconstrução de projetos de vida individuais e coletivos. O curso de Serviço Social da PUCPR possui mais de 70 anos e é reconhecido pela excelência e inovação social.

O curso prepara o estudante para

Analisar as realidades sociais e os fenômenos em sua complexidade e dinâmicas, tais como as desigualdades, as vulnerabilidades e violações, os conflitos familiares e sociais e a exclusão do acesso aos bens e serviços. Além da análise crítica sobre contextos, espaços sociais, dinâmicas familiares e territoriais, o profissional possui competências para o planejamento e formação de políticas sociais e para o desenvolvimento de estratégias participativas que contribuem para a construção de sociedades mais justas e humanas.

Cenário e atuações

A ampliação da atuação profissional está relacionada com o desenvolvimento de políticas públicas e da necessidade de trabalho social nos diversos espaços, para o desenvolvimento humano das cidades e o fortalecimento do papel das instituições. Cada vez mais os profissionais são requisitados para o trabalho social, a consultoria, a assessoria e a gestão de políticas sociais públicas e privadas em áreas como Assistência Social, Previdência Social, Saúde, Educação, Habitação, Trabalho, Criança e adolescente, Pessoa Idos, Pessoas com deficiência, Sistema de Justiça, Entidades Sociais, Movimentos Sociais, entre outras.

Por que fazer Serviço Social na PUCPR?

As metodologias ativas de aprendizagem estão presentes em todo o curso, por meio de oficinas instrumentais, discussões sobre problemas baseados na realidade e a construção de mapas conceituais, aprendizagem por pares, sala de aula invertida, entre outros. Ao longo de mais de sete décadas, os estudantes e egressos vêm conquistando excelentes colocações em concursos públicos, além da atuação significativa na gestão pública, com abrangência nacional, estadual e local, e em iniciativas da sociedade com desenvolvimento de trabalho social de grande relevância. O destaque também está no corpo docente, formado por mestres e doutores que ocupam funções de gestão pública e de inserção na condução de entidades nacionais, regionais e estaduais no âmbito da profissão.

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