Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 1.950,00

Descrição

O Jornalismo é um dos cursos que mais dialogam com os avanços tecnológicos na área da Comunicação e das ciências humanas. As mudanças das sociedades, nos sucessivos ciclos históricos pelos quais o Brasil e o mundo atravessam, também exercem grande impacto sobre o ensino e o exercício da profissão de jornalista.  É fundamental, portanto, que o profissional da área esteja preparado para desempenhar suas funções com responsabilidade, competência e ética, sempre disposto a enfrentar novos  desafios. Pensando nisso, a PUCPR oferece um curso completo e abrangente, que prepara o estudante para ser um agente transformador da realidade, ao mesmo tempo empreendedor, humanista e crítico.

Mercado de atuação
O jornalista pode atuar produzindo conteúdos para veículos de comunicação, que vão de jornais e revistas a emissoras de televisão e estações de rádio, passando por portais de notícias e redes sociais. É possível trabalhar nesses meios como repórter, produtor e editor de conteúdo, entre outras funções.

Outro campo de atuação bastante promissor  são as assessorias de comunicação públicas e privadas, independentes ou dentro de empresas e órgão sestatais. Hoje, esse setor representa uma das áreas de trabalho com maior número de oportunidades para profissionais do setor.

Por que escolher o curso de Jornalismo da PUCPR?
O curso de Jornalismo da PUCPR conta com laboratórios e equipamentos de última geração, que incluem estúdios de televisão e rádio, computador com os softwares mais atualizados usados no mercado, câmeras modernas e recursos como óculos de Realidade Virtual.

Além disso, o curso também conta hoje com uma redação convergente inovadora, a Fatos Narrativas Midiáticas, onde acontecem aulas e projetos de contraturno e os estudantes do realizam atividades com metodologias ativas de ensino, com atividades práticas desde o ingresso na graduação.

O curso de Jornalismo na PUCPR se consolidou, nos últimos anos, como o mais premiado do Paraná, por meio de concursos como o Prêmio Sangue Novo, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), que reconhece os melhores trabalhos universitários e do qual a universidade é a atual tetracampeã. A nova matriz curricular traz ao estudante desafios da atualidade, trabalhando conteúdos que fazem parte da vida profissional.

Infraestrutura
Os acadêmicos contam com uma das melhores infraestruturas de comunicação do sul do país. O Laboratório de Comunicação (LABCOM) da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR (ECA) é um espaço de mais de 3.300 m², que reúne tecnologia de ponta, disponível para a formação de profissionais altamente capacitados em novas tecnologias nas áreas de Comunicação e Artes.

O LABCOM conta com diferentes espaços que atendem os diversos cursos da ECA PUCPR. Profissionais qualificados auxiliam professores e estudantes no desenvolvimento das habilidades necessárias ao mercado de trabalho.

Internacionalização
O intercâmbio e outros programas de internacionalização oferecem uma visão e qualificação globalizada para o mercado de trabalho. O English Semester, por exemplo, coloca o estudante em contato com o idioma inglês em disciplinas relacionadas a sua área.

O curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é o único do estado que permite obter a Dupla Diplomação, ao realizar parte dos estudos na PUCPR e parte na universidade parceira (UVic-UCC, na Espanha).

A PUCPR chegou à Itália
O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Essa parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.

Os participantes têm a oportunidade de assistir a aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).

Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italianas.

Vídeo

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade