Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 5 anos
Mensalidades Curitiba R$ 2.311,11

Descrição

Desenvolver e melhorar produtos e processos na indústria química, petroquímica e de alimentos, assim como gerenciar a operação, manutenção e confiabilidade de plantas fabris, estabelecendo processos de produção, instalações e equipamentos. Estas são as principais funções do Engenheiro Químico, que tem interface diária com outras áreas. Com mais de vinte anos experiência, o curso de engenharia química da PUCPR prepara um profissional com características de liderança, capacidade de delegar tarefas, empreendedor, senso de responsabilidade e ética. Além disso, a Universidade forma engenheiros químicos de excelência, que prestam atenção aos mínimos detalhes e que tem elevada qualificação técnica.

O curso prepara o estudante para

Para inserir profissionais competitivos em um mercado com amplas possibilidades de atuação, o curso de Engenharia Química da PUCPR oferece aos estudantes uma formação ampla, contemplando processos de planejamento, projetos de equipamentos, aplicação prática da tecnologia e instalações da indústria química. Disciplinas que aprofundam as áreas da Química e correlacionam com Física, Matemática, Biotecnologia e Estratégia preparam os acadêmicos para atuar com responsabilidade e encontrar soluções que preservem os resultados das empresas e a qualidade dos produtos.

O profissional graduado pela PUCPR também estará apto para estabelecer normas de conformidade para a manipulação e conservação de materiais, tais como tintas, plásticos, produtos têxteis, papel e celulose.

Cenário e atuações

A profissão conta com um amplo campo de atuação, contemplando o trabalho em organizações públicas e privadas ligadas ao controle e cuidado do meio ambiente, em institutos de pesquisas, indústrias, laboratórios químicos, agroindústria e docência. Estes profissionais podem exercer suas competências no gerenciamento estratégico dos recursos naturais, pois diante da escassez de matérias-primas, as empresas precisam otimizar os recursos disponíveis, bem como encontrar sempre novas alternativas para o desenvolvimento de novos produtos e processos.

Por que fazer Engenharia Química na PUCPR?

Durante os cinco anos de estudo na PUCPR, o estudante tem acesso a uma completa infraestrutura física, tecnológica e funcional. Com a utilização de metodologias de aprendizagem ativa, o discente de Engenharia Química aprende fazendo. Os espaços contribuem para uma prática mais efetiva e permitem um melhor aproveitamento dos conteúdos dentro e fora da Universidade. Entre as estruturas, a PUCPR conta com laboratórios de Química, Física, Biotecnologia, Operações Unitárias, Informática, entre outros.

Internacionalização

A experiência internacional é outro diferencial da PUCPR, que proporciona um networking multicultural por meio de parcerias com instituições de ensino estrangeiras. Os programas da Universidade promovem o contato direto com outros idiomas e uma visão global da área de estudos.

Os estudantes de Engenharia Química da PUCPR têm a oportunidade de dupla diplomação com a École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR), na França. A PUCPR assinou um convênio de dupla diplomação com a ENSCR, universidade francesa referência em Engenharia Química, Ambiental e Biotecnológica. Com o Programa de Dupla Diplomação você terá a oportunidade de vivenciar a cultura do país, melhor aprendizagem linguística e formação de uma maior rede de contatos internacionais.

Saiba mais

A PUCPR chegou à Itália

O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.

Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA). Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Rankings e Avaliações

Vídeo

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade