Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 5 anos
Mensalidades Curitiba R$ 2.311,11

Descrição

No curso de Engenharia Mecânica da PUCPR, acadêmicos se tornam verdadeiros agentes transformadores da sociedade, por meio do estudo, planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos. Com conteúdo didático e adaptado à prática profissional, o curso coloca à disposição todas as condições pedagógicas e toda a infraestrutura para que o estudante tenha acesso a uma formação intelectual e humana completa. Com disciplinas nas áreas de Materiais, Ciências Térmicas, Processos de Fabricação e Mecânica dos Sólidos no currículo, o estudante aprende a aplicar a teoria na prática, tornando-se apto a realizar o estudo da viabilidade técnica e econômica das mais diversas soluções em máquinas e equipamentos.

O curso prepara você para

Aplicar conhecimentos e métodos científicos para construção de processos mecânicos e máquinas em geral, capazes de solucionar os mais diversos problemas, além de conceber, especificar e analisar produtos, processos e sistemas mecânicos e industriais. O profissional formado no curso de Engenharia Mecânica da PUCPR está apto a planejar e executar controles de produção e de qualidade em diferentes segmentos, a exemplo da indústria de veículos automotores, metalmecânica, entre outros.

Engenheiros mecânicos são geradores de ideias

Como uma máquina pode realizar determinada tarefa de modo melhor, mais rápido ou mais eficiente? Essa é a pergunta que move o Engenheiro Mecânico, que tem ampla capacidade de reflexão, análise e decisão. Esses profissionais são preparados para atuarem com liderança em um mercado que se alimenta de novas ideias, novas possibilidades e aplicações.

E o mercado, como vai?

As oportunidades são amplas para o profissional da Engenharia Mecânica. É possível atuar na indústria metalmecânica, automobilística, aeronáutica, naval, de processo e de refino de petróleo, refrigeração e climatização, transformação, combustíveis, lubrificantes, alimentícia e muitas outras. O campo também é vasto para quem deseja aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica e econômica.

O diferencial está na aplicação

O curso da PUCPR transforma a integração entre ensino, pesquisa e extensão em oportunidades para a formação de profissionais completos. Essa união de vertentes é aplicada em diferentes atividades realizadas ao longo do curso, a exemplo dos grupos de pesquisa consolidados no CNPq.

Internacionalização
O curso de Engenharia Mecânica da PUCPR se destaca pela parceria com duas universidades da França, a Université de Technologie de Troyes (UTT) e a Université de Technologie de Compiègne (UTC), oportunizando o intercâmbio e a dupla diplomação, além de várias outras iniciativas internacionais.A PUCPR chegou à Itália
O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Rankings e Avaliações

Vídeo

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade