Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 5 anos
Mensalidades Curitiba R$ 2.311,11

Descrição

A Engenharia de Controle e Automação da PUCPR é um curso que prepara o profissional a desenvolver projetos de processos ciber-físicos, com o objetivo de aperfeiçoar os processos produtivos e negócios das empresas de qualquer setor econômico. Por isso, o curso é ideal para quem possui afinidade com tecnologia.

Disciplinas como Robótica Colaborativa, Internet das Coisas, Engenharia de Dados e Smart Factories (Transformação Digital – Indústria 4.0), fazem com que o engenheiro de controle e automação adquira uma visão sistêmica das organizações, sendo capaz de solucionar problemas de engenharia, participar de projetos estratégicos e agir na tomada de decisões.

O objetivo do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:

– Ter melhorado o desempenho por meio de projeto e avaliação de sistemas de automação e de controle de processos que atendam às necessidades técnicas de sua aplicação em diferentes áreas.

– Ter liderado e motivado membros de equipes multidisciplinares comunicando-se de maneira assertiva e apropriada ao contexto.

– Ter atuado como um transformador da realidade que o cerca, de forma ética e responsável e buscando o seu contínuo desenvolvimento profissional.

– Ter criado valor para as partes interessadas, promovendo inovação com responsabilidade.

Para isso, o curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR está formatado visando desenvolver no estudante a habilidade de:

(1) identificar, formular e resolver problemas complexos de engenharia aplicando princípios de engenharia, ciência e matemática

(2) desenvolver projeto de engenharia para produzir soluções que atinjam necessidades específicas, considerando questões de saúde, segurança e bem-estar, bem como fatores globais, culturais, sociais, ambientais e econômicos

(3) comunicar-se efetivamente com uma variedade de públicos.

(4) reconhecer e demonstrar responsabilidades éticas e profissionais em situações de engenharia, fazendo julgamentos embasados e considerando o impacto de soluções de engenharia em contextos globais, econômicos, ambientais e sociais.

(5) trabalhar em uma equipe de forma eficaz, revelando liderança, criando um ambiente colaborativo e inclusivo, estabelecendo metas, planejando tarefas e cumprindo os objetivos

(6) desenvolver e conduzir experimentações apropriadas, analisando e interpretando dados, e usando julgamento de engenharia para tirar conclusões

(7) adquirir e aplicar novos conhecimentos conforme necessário, utilizando estratégias adequadas de aprendizagem.

Mercado de Trabalho para Engenharia de Controle e Automação

Transformação Digital, Indústria 4.0 e Manufatura Avançada. Esses são ramos que refletem o atual e o futuro cenário da Engenharia de Controle e Automação. Os graduados na área poderão atuar com Engenharia de Dados (data mining), Internet das Coisas (IoT), Robótica Colaborativa, Fábricas Inteligentes, entre outros. Estes segmentos irão tornar o profissional um dos mais requisitados do século.

A integração de sistemas industriais é outra possibilidade de atuação para o graduado. Esta área é abrangente, inclui o chão-de fábrica, a automação de máquinas, robôs e processos, e passa por níveis relacionados a estratégias de controle e operação, chegando aos níveis de decisão das empresas. Os setores de manufatura, alimentos e bebidas, mineração, metalurgia, energia, petróleo e gás são empregadores tradicionais.

Por que fazer Engenharia de Controle e Automação na PUCPR?

Professores qualificados, laboratórios equipados com equipamentos industriais e o uso de metodologias ativas. Laboratórios de Automação e Sistemas e uma infraestrutura moderna. Esses são alguns fatores que colaboram para uma formação abrangente e direcionada para o mercado de trabalho, pesquisa e inovação. O curso promove a integração dos estudantes em atividades extracurriculares, como Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, desenvolvidas em ambiente colaborativo, com destaque nacional e internacional.

Infraestrutura

A Escola Politécnica da PUCPR oferece infraestrutura completa para colocar em prática seus conhecimentos de Engenharia de Controle e Automação ao longo da graduação. Entre os espaços destinados ao curso, estão o Laboratório de Automação da Manufatura e de Processos, que contam com células flexíveis de manufatura, robôs colaborativos e tecnologia de ponta para pesquisa em inteligência artificial e aprendizagem de máquina.

Internacionalização

A experiência internacional é outro diferencial da PUCPR, que proporciona um networking multicultural por meio de parcerias com instituições de ensino estrangeiras. Os programas da Universidade promovem o contato direto com outros idiomas e uma visão global da área de estudos.

A PUCPR chegou à Itália
O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.

Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).

Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

ABET

ABET

Agora o curso de Engenharia de Controle e Automação de Curitiba é acreditado pela ABET, clique e saiba mais.

Números do curso

Estudantes
2018: 
155 estudantes de Graduação | 56 estudantes de Doutorando / 57estudantes de Mestrado
2017: 169 estudantes de Graduação | 59 estudantes de Doutorado / 56 estudantes de Mestrado
2016: 190 estudantes de Graduação | 57 estudantes de Doutorado / 45 estudantes de Mestrado
2015: 212 estudantes de Graduação | 44 estudantes de Doutorado /  40 estudantes de Mestrado

Formandos
2018: 
19 estudantes de Graduação | 10 estudantes de Doutorado / 16 estudantes de Mestrado
2017: 22 estudantes de Graduação | 12 estudantes de Doutorado / 21 estudantes de Mestrado
2016: 13 estudantes de Graduação | 6 estudantes de Doutorado /  12 estudantes de Mestrado
2015: 0 estudantes de Graduação | 7 estudantes de Doutorado / 16 estudantes de Mestrado

Rankings e Avaliações

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade