Soluções inteligentes em biologia e medicina: a engenharia construindo o futuro!
A Engenharia Biomédica é definida como a ciência e a tecnologia que aplicam princípios e métodos dos diversos ramos da engenharia para compreensão, definição e resolução de problemas em biologia e medicina, visando o desenvolvimento de tecnologia e de equipamentos para diagnóstico, monitoração, terapia, reabilitação e prevenção de enfermidades. Atuando ativamente na inovação em setores ligados à tecnologia voltada à área de saúde.
O curso prepara você para
Identificar problemas, criar e implementar soluções na área de Engenharia Biomédica, aplicando os princípios de matemática, física, ferramentas computacionais, ciências biológicas e engenharias, além de atuar em grupos de trabalho, pesquisa, desenvolvimento e inovação multidisciplinares. O profissional formado no curso de Engenharia Biomédica da PUCPR está apto a desenvolver e implementar soluções, processos e sistemas que atendam às especificações técnicas e legislativas, além de necessidades dos clientes na área biomédica.
Engenheiros Biomédicos são efetivos
O profissional egresso da Engenharia Biomédica possui uma formação inter, multi e transdisciplinar. Domina conceitos de física, química, matemática, biologia, medicina e das demais áreas da engenharia, principalmente da eletroeletrônica e da mecânica. Além disso, esse novo profissional vai ao encontro de ações educativas e socioambientais que otimizam as condições de saúde da população e reduzem os custos operacionais.
E o mercado, como vai?
Na atualidade, a Engenharia Biomédica destaca-se mundialmente por ocupar o topo do ranking entre os cursos de graduação envolvendo as carreiras mais promissoras nos Estados Unidos*. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui mais de 6.600 hospitais, totalizando mais de 429 mil leitos hospitalares, sendo 25.367 em UTIs**, que demandam mais de mil engenheiros biomédicos (um para cada 402 leitos). O profissional da Engenharia Biomédica possui um vasto campo de trabalho, que abrange desde a indústria até instituições governamentais, atuando na criação e no desenvolvimento de tecnologias que auxiliam em diagnósticos e terapias de enfermidades em hospitais.
* Revista Exame, novembro de 2015
** Associação de Medicina Intensiva Brasileira
O diferencial está na tecnologia de ponta
Na PUCPR, o estudante terá acesso a softwares e laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o estudo da Engenharia. Terá também a oportunidade de atuar em grupos de trabalho, pesquisa, desenvolvimento e inovação multidisciplinares, com foco no desenvolvimento tecnológico e na aprendizagem ativa.
Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.
Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!