Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 1.217,21

Descrição

Ao longo da história, diversas formas de movimento humano têm surgido com diferentes significados e, atualmente, esportes como lutas, dança e exercício são elementos indissociáveis de uma vida equilibrada, saudável e rica em experiências. A Educação Física é a profissão que investiga essas manifestações e busca aprimorar as potencialidades humanas por meio da sua aplicação. É pensando neste panorama que o curso de Licenciatura em Educação Física da PUCPR elaborou uma grade curricular alinhada às demandas e tendências contemporâneas. Disciplinas como Teoria e Prática da Recreação, Metodologia do Ensino de Educação Física e Saúde na Escola dão ao estudante a formação para atuar em diversos nichos da sociedade.

O curso prepara o estudante para

Planejar e acompanhar práticas pedagógicas que promovam a atividade física, lecionando em escolas (públicas e privadas), na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. O curso de licenciatura em Educação Física da PUCPR proporciona o desenvolvimento de um profissional empreendedor, inovador, comprometido com a cidadania.

Cenário e atuações

O licenciado em Educação Física da próxima década terá como desafio articular, de forma ética, científica, e com responsabilidade social, os mais diversos conhecimentos a fim de estimular o desenvolvimento da cultura corporal do movimento humano. Além disso, os crescentes índices de obesidade e demais doenças ligadas ao sedentarismo ressaltam a importância do profissional de Educação Física na atualidade. A aprendizagem e o aumento da capacidade física por meio da prática de atividades corporais são os objetivos que norteiam o dia a dia deste profissional, seja em salas de aula, seja nos ginásios poliesportivos.

Por que fazer Educação Física na PUCPR?

Na PUCPR, o estudante de Educação Física, seja bacharelado ou licenciatura, pode concluir uma segunda graduação na modalidade oposta, em um ano após sua formação. Assim, em cinco anos de estudo, o graduando pode conquistar dois diplomas: o de licenciatura e o de bacharelado em Educação Física.

Além dessa possibilidade, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem já é parte inerente na formação em Educação Física. Como exemplo, pode-se utilizar o ensino dos temas de estudo envolvendo os esportes coletivos com bola. Durante as aulas, o professor aborda conceitos teóricos, instruindo os estudantes a encontrar estratégias de resolução deste problema complexo, considerando premissas científicas, pedagógicas e éticas.

O curso de Licenciatura em Educação Física da PUCPR tem mais de 35 anos de tradição. O estudante conta com uma rica estrutura para as atividades práticas como: centro poliesportivo, composto por piscina olímpica, pilates de aparelho e solo, sala de musculação, spinning, sala de laboratório de exergames (único do sul do Brasil); laboratório de fisiologia do exercício; sala de dança, laboratório de aprendizagem, sala de lutas, paredão de escalada, entre outros espaços para uma aprendizagem ativa.

Rankings e Avaliações



Para mais informações dessa modalidade, clique no botão abaixo:

Saiba mais

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade