Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 1.700,32

Descrição

Uma das profissões do futuro*. O bacharel em Educação Física será um gestor de qualidade de vida, auxiliando indivíduos a mapearem riscos de problemas de saúde e a buscarem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Pesquisar, conhecer, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir, com as manifestações e expressões do movimento humano. Os profissionais dessa área são propagadores de um estilo de vida ativo e saudável. Com paciência e inteligência emocional, o profissional de educação física age em prol da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar da população.

* Dado da Inova Consulting.

O curso prepara o estudante para
O Bacharelado em Educação Física prepara o estudante para atuar em um cenário dinâmico e versátil. O profissional estará apto para trabalhar na prevenção e no controle de doenças crônicas, acompanhamento de grupos de risco, promoção da saúde, reeducação motora e preparo para aumento do rendimento físico e esportivo. Além disso, ele desenvolverá competências para gerir empreendimentos relacionados a atividades físicas, ser criativo, saber trabalhar com o novo de forma inter e multidisciplinar.

Cenário e atuações
Há um cenário promissor e um amplo campo de atuação para o bacharel de Educação Física, com várias possibilidades nas áreas da atividade física, esporte e lazer. Entre as opções estão trabalhar em academias, clubes, treinamento individualizado, spas, clínicas, hospitais, preparação física de atletas, marketing esportivo, tratamento de deficientes físicos e mentais, coordenação e direção de centros de exercícios físicos e clubes esportivos.

O egresso da PUCPR estará apto para desenvolver o senso crítico, adquirir uma visão empreendedora e agir sempre com responsabilidade social.

Por que fazer o Bacharelado de Educação Física na PUCPR?
A PUCPR une disciplinas alinhadas com as últimas tendências do segmento a um quadro docente altamente qualificado para oferecer uma formação de excelência. O curso de Educação Física está estruturado em três eixos temáticos: Núcleo de Treinamento Esportivo, Núcleo de Recreação em Atividade Física e Núcleo de Orientação de Atividade Física. Os estudantes vivenciam estágios supervisionados nas três áreas de atuação nas principais academias, clubes e secretarias de Curitiba e Região Metropolitana.

Na PUCPR, o estudante de Educação Física, seja bacharelado ou licenciatura, pode concluir uma segunda graduação na modalidade oposta, em um ano após sua formação. Assim, em cinco anos de estudo, o graduando pode conquistar dois diplomas: o de licenciatura e o de bacharelado em Educação Física.

A aprendizagem teórica da graduação soma-se à prática em espaços como os Laboratórios de Anatomia, de Biologia Celular, de Fisiologia do Exercício e de Exergames. Também fazem parte da estrutura o Centro Poliesportivo, composto por Piscina Olímpica, Pilates de Aparelho e Solo, Sala de Musculação, Spinning, Sala de Lutas, Paredão de Escalada, entre outros.

O incentivo à pesquisa científica acontece em três grupos de pesquisa nas áreas da Atividade Física, do Comportamento Motor e do Lazer. Nesta categoria os integrantes redigem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Além disso, a graduação com bolsistas atuando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da PUCPR.

O bacharelado possui parcerias com instituições de ensino nos EUA, Portugal e em países da América Latina, incluindo com projetos de pesquisa, seminários avançados e visitas de professores. Com relação à internacionalização da graduação, o curso conta com disciplinas ofertadas integralmente em inglês, como Brazilian Martial Arts, The Brazilian Children Development e Soccer.

Em 2017, o bacharelado da PUCPR foi considerado o melhor de Educação Física de Curitiba, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF). Entre as ações desenvolvidas pelo bacharelado estão festivais, eventos esportivos, recreativos, beneficentes e de competição com instituições parceiras, envolvendo os estudantes em alinhamento aos conteúdos e disciplinas do curso, coordenados e orientados pelos professores.

Clínica de Educação Física
A PUCPR conta com a Clínica de Educação Física para prestar avaliação, orientação e prescrição de atividades físicas para a comunidade externa e interna da universidade, proporcionando um ensino prático para seus estudantes e um serviço de qualidade à comunidade.

Os atendimentos ocorrem sob supervisão de um professor do curso de Educação Física e são realizados por 08 alunos (estagiários). Sendo divididos em duas equipes de 04 alunos, em cada um dos dois dias de atendimento durante a semana.

Os estudantes ainda realizam pesquisas sobre conteúdos relacionados a cardiopatias, diabetes, obesidade, idoso, criança e atividade física, com intuito de manter os parâmetros de prescrição atualizados com as diretrizes específicas para atividade física de cada tema pesquisado.

Rankings e Avaliações

Vídeo



Para mais informações dessa modalidade, clique no botão abaixo:

Saiba mais

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade