Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã e Tarde
Duração 5 anos
Mensalidades Curitiba R$ 3.697,10

Descrição

O objetivo do programa é desenvolver economistas com visão de negócios para atuar em cenário internacional, criando valor para as organizações e sociedade.

O Programa é ofertado no período matutino ou noturno, com atividades em alguns dias do período vespertino. Nos turnos matutino ou noturno, os estudantes têm disciplinas do curso de Bacharelado em Economia e, no contraturno, as atividades práticas da programação do International Business Program (IBP). No turno vespertino, eles têm disciplinas da área de negócios, junto com estudantes de universidades parceiras internacionais no Global Classes, programa institucional de formação com disciplinas ofertadas em língua inglesa. Ao final do curso regular, partem para estudar um ano no exterior.

Nos períodos matutino, noturno ou vespertino, na intermitência das aulas, realizam-se atividades práticas próprias da programação específica do International Business Program (IBP).

O Programa Internacional de Economia prevê que o estudante possa cursar um ano letivo em uma das universidades parceiras da PUCPR no exterior, sem pagar mensalidade para a instituição internacional e obter, além do diploma de graduação da PUCPR, uma certificação de Master of Science (MsC) ou Master in Business Administration (MBA)*. O Programa inclui ainda a oportunidade de estudar pelo menos um ano acadêmico no exterior e completar sua formação de graduação e MsC/ MBA em cinco anos.

CONHEÇA O INTERNATIONAL BUSINESS PROGRAM

* Tais títulos serão concedidos pela instituição internacional e não terão convalidação automática para programas de mestrado stricto sensu brasileiros.

Atividades do Programa[1]

[1] As atividades do específicas do Programa Internacional de Economia não se configuram como uma matriz curricular, mas sim como um conjunto de atividades, práticas e disciplinas que se caracterizam pelo enriquecimento curricular.

As atividades ofertadas no Programa Internacional de Economia consistem em:

  1. Oportunidade de Diplomação Internacional em cinco anos, obtendo, sem custos adicionais de mensalidade, um MsC ou MBA em negócios com universidades parceiras da PUCPR. O estudante do Programa Internacional de Economia poderá estudar um ano fora do país, no Câmpus de uma universidade parceira. Seis meses antes do período internacional, a PUCPR irá disponibilizar a relação das universidades elegíveis para MsC/MBA, o número de vagas, características, obrigações exigidas (como níveis de proficiência), serviços e benefícios ofertados por cada instituição parceira. As taxas da universidade internacional estão cobertas pela mensalidade do Programa. Não estão incluídos custos de passagem aérea e custos de vida no país estrangeiro. Custos de acomodação poderão estar ou não cobertos, segundo critérios e benefícios oferecidos pela universidade parceira.
  2. Formação internacional com disciplinas ofertadas em inglês, junto com estudantes estrangeiros provenientes do programa de intercâmbio da Escola de Negócios. Esse programa é um dos maiores do país. Recebe, em média, 100 estudantes ao ano, de dezenas de países, que vêm cursar parte de sua graduação na PUCPR.
  3. Formação internacional com professores estrangeiros que periodicamente ministram cursos na Escola de Negócios. Os estudantes do Programa Internacional de Economia terão aulas, seminários e palestras com esses docentes.
  4. Participação no programa de Vivências Práticas, que inclui palestras com executivos e empresários, visitas a empresas, resolução de casos empresariais, business games – muitos deles em conjunto com estudantes de universidades internacionais.
  5. Planejamento de carreira com trabalho contínuo de coaching & mentoring para descobrir e definir os objetivos profissionais.
  6. Oportunidade de atuação no Laboratório de Práticas em Gestão  da Escola de Negócios (Empresa Jr) que presta serviços de consultoria, com orientação de professores, à empresas reais de diferentes ramos de atividade.
  7. Desafios institucionais com o desenvolvimento de projetos para empresas de setores distintos, mediante demanda das organizações.
  8. Possibilidade de participação no PIBEP, Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa, voltado a gerar experiências empreendedoras de alto impacto. É uma oportunidade para os estudantes tirarem suas ideias do papel e as transformarem em um negócio de sucesso.
  9. Oportunidade de participação no PIBIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq, pela Fundação Araucária e pela própria PUCPR.
  10. Organização e participação em eventos de negócios como semanas acadêmicas, simpósios e eventos especiais.
  11. Atuação na Agência de Inovação da PUCPR em projetos específicos como a aceleradora de startups Hotmilk.
  12. Atividades extracurriculares: o estudante tem a oportunidade de usufruir de toda infraestrutura de esporte, cultura e lazer disponível na universidade como centro de esportes, cursos de línguas, cursos de extensão, teatro, música, poesia (com custos à parte).

 

Estrutura do programa:
É parte do Programa Internacional de Economia

  •  Curso de Economia, bacharelado (3.000 horas, sendo no mínimo 480 destas cursadas em inglês);
  • Atividades específicas do Programa Internacional de Economia (660 horas distribuídas por 8 semestres);
  • Programa de MsC/MBA (480 horas cursadas ao longo de 2 semestres em instituições parceiras visando dupla diplomação). O estudante que optar por não realizar a formação no exterior cursará módulos ofertados na PUCPR para obter certificação do Programa Internacional de Economia e obterá MBA pela PUCPR.

Certificações do Programa:

  • Diploma de Economia, Bacharelado da PUCPR (3.000 horas);
  • Certificado do Programa Internacional de Economia (1.140 horas);
  • Certificado de MsC/MBA da universidade em que realizar a formação.

Duração do programa:
5 anos em período matutino ou e algumas atividades em período vespertino.

Ingresso no programa

O ingresso do discente no Programa Internacional de Economia é feito, inicialmente, por meio do processo seletivo do curso regular de Economia realizado pela PUCPR. No momento da inscrição, o candidato do vestibular deve manifestar seu interesse em participar do Programa Internacional de Economia. Até a data da divulgação do resultado do vestibular, ele terá que enviar carta de apresentação pessoal à coordenação do Programa Internacional de Economia, conforme o modelo abaixo:

Em papel A4, com letra Arial 12 e sem limitação mínima ou máxima de linhas, deve conter sempre que possível:

CONTEÚDO CONTEXTO
Cabeçalho A quem se destina: à PUCPR, Coordenação do Curso de Economia, Programa Internacional de Economia.
Introdução Breve apresentação pessoal, contendo dados pessoais gerais (nome completo, RG, cidade de origem, data de nascimento).
Corpo Breve apresentação de sua vivência estudantil, habilidades, áreas de interesse, nível de língua inglesa, experiências internacionais (se houver) e razões pelas quais deseja entrar para o Programa Internacional de Economia.
Fechamento Relatar sua disponibilidade de atender às exigências do programa e colocando-se à disposição para a próxima fase da seleção.

O candidato aprovado no processo seletivo (vestibular) do curso regular, que manifestou interesse no Programa Internacional de Economia e enviou carta de apresentação pessoal passará ainda por entrevista com a coordenação do Programa para a decisão sobre sua admissão no Programa. Caso não seja admitido no Programa Internacional de Economia, torna-se automaticamente apto para o curso regular de Economia [2].

[2] Declarar intenção de participar do Programa Internacional de Economia não caracteriza ingresso compulsório a esta formação sequencial. Mesmo que selecionado para o Programa, o estudante pode optar por matricular-se apenas no curso de Economia matutino ou noturno.

Requisitos para ingresso

  • Ser aprovado do curso de Economia, bacharelado, da PUCPR.
  • Ser aprovado no Processo Seletivo próprio do Programa Internacional de Economia (carta de apresentação, auto declaração de fluência em língua inglesa e entrevista).

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade