Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Noite
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 883,40

Descrição

Em uma sociedade plural, em que a tecnologia desempenha um papel central, o profissional de Ciências Sociais ganha destaque. Esse profissional é capaz de inter-relacionar dimensões sociais, políticas e culturais na avaliação de fenômenos socioeducacionais complexos. A estrutura curricular se organiza em torno de três áreas: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com disciplinas como Sociologia da Educação, da Infância e da Juventude, Psicologia Social e Representações Sociais, Economia Política, Sociologia Brasileira e Tópicos Especiais em Sociologia: Movimentos Sociais e Cidadania, entre outras, o curso de Ciências Sociais da PUCPR forma agentes transformadores: professores de excelência e competentes pesquisadores.

O curso prepara o estudante para

Compreender os diversos fenômenos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos, fortalecer o compromisso social com a construção da cidadania e da solidariedade planetária. Além de se tornar um professor crítico, comprometido com a realidade que o cerca, desenvolvendo autonomia intelectual, capacidade analítica e reflexiva.

Cenário e atuações

O curso de licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR visa a formação de professores preparados para os desafios contemporâneos da educação nos ensinos fundamental, médio e superior. O curso também prepara seus egressos para atuarem em outras modalidades de formação como: planejamento, consultoria, e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações governamentais, não governamentais, OSCIPs, partidos políticos, movimentos sociais, museus, órgãos públicos, instituições culturais e sindicatos.

Por que fazer Licenciatura em Ciências Sociais na PUCPR?

Os estudantes são preparados para o pensamento crítico, fundamentado e coerente, integrando dimensões sociais, culturais e políticas do ser humano e considerando diferentes correntes das ciências sociais. Também irão desenvolver projetos de pesquisa social e educacional com autonomia e consciência das escolhas teórico-metodológicas e suas implicações. Desde o início do curso, os acadêmicos são estimulados a desenvolver pesquisas e participar dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID). Ao final do curso, os egressos estarão aptos a formular propostas de intervenção em realidades locais, de forma colaborativa, que ampliem direitos e empoderem sujeitos.

Rankings e Avaliações

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade