Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 1297,02

Descrição

Os desafios da preservação do meio-ambiente e suas mais variadas formas de vida fazem parte do dia a dia do biólogo. Consciente da importância desses profissionais para a garantia da sustentabilidade do planeta, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da PUCPR forma professores preparados para lidar com os desafios da educação, sobretudo na perspectiva socioambiental. O respeito à diversidade cultural e à vida, com honestidade e senso crítico perpassam todas as competências do curso.

O curso prepara o estudante para 

Resolução de problemas relacionados à prática docente, considerando não somente as competências específicas das Ciências Biológicas, mas relacionando-as a temáticas como diversidade, direitos humanos e cidadania, além de problemas socioambientais, considerando um mundo em constante transformação e na busca de sociedades sustentáveis, éticas e solidárias.

Cenário e atuações

O profissional de Ciências Biológicas formado pela PUCPR irá atuar num cenário altamente desafiador, em que o profissional necessita estar em constante atualização e ser capaz de atuar em equipes interdisciplinares sob uma perspectiva sistêmica. A PUCPR prepara o estudante para essa realidade por meio de disciplinas e vivências que articulam teoria e prática para a formação de um professor pesquisador, reflexivo e crítico. Biólogos e professores de Ciências e Biologia empregam em cada uma de suas ações a paixão pela vida e o compromisso com a sustentabilidade do planeta e a educação. Esses profissionais buscam soluções para os problemas socioambientais e educacionais, por meio de um perfil crítico, proativo e inovador.

Por que fazer Licenciatura em Ciências Biológicas na PUCPR?

Os estudantes são constantemente desafiados a resolver problemas, analisar processos e propor hipóteses, num nível mais básico no início do curso e que, gradativamente, exigirá níveis de cognição mais elaborados. Metodologias de aprendizagem ativa são muito utilizadas e nos anos finais o ensino por projetos torna-se uma realidade instigante para os estudantes.
O curso conta com as estruturas da Fazenda Experimental Gralha Azul, Herbário, Biotério, Museus de Zoologia e Anatomia, e laboratórios das áreas ambiental e da saúde equipados com tecnologia de ponta. Para a prática dos estágios, mantém convênio com escolas das redes pública e particular além de disponibilizar os laboratórios de pesquisa da Escola de Ciências da Vida.

Internacionalização

A PUCPR permite experiências internacionais por meio de parcerias com mais de 200 instituições de ensino estrangeiras. Dessa forma, a Universidade oferece ao estudante uma visão e qualificação globalizada para o mercado de trabalho. Além do intercâmbio, existem outros programas que colocam o graduando em contato com outros idiomas e permitem sua inclusão no contexto mundial, como o Programa Global Classes que disponibiliza a oferta de disciplinas focadas na internacionalização em inglês ou outros idiomas.

A PUCPR chegou à Itália

O Câmpus Florença é a grande novidade desde o ano de 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta é uma parceria com a Kent State University (EUA) que permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação. Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA). Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Internacionalização
A PUCPR permite experiências internacionais por meio de parcerias com mais de 200 instituições de ensino estrangeiras. Dessa forma, a Universidade oferece ao estudante uma visão e qualificação globalizada para o mercado de trabalho.Além do intercâmbio, existem outros programas que colocam o graduando em contato com outros idiomas e permitem sua inclusão no contexto mundial, como o English Semester.A PUCPR chegou à Itália
O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Rankings e Avaliações

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade