Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Noite
Duração 4 anos
Mensalidades Curitiba R$ 1.418,01

Descrição

O curso de Bacharelado em CiberSegurança (BCS) visa preparar o estudante para atuar como o elo forte da gestão e concepção de soluções de segurança e privacidade no ecossistema do ciberespaço. Diferente dos cursos de segurança da informação, o curso de BCS habilita profissionais para proteger os dados, desenvolver sistemas computacionais seguros, gerenciar segurança da informação, desenvolver mecanismos de defesa de sistemas computacionais e atuar em forense computacional e para desenvolver técnicas inteligentes, atuando do ponto de vista estratégico na área.  Tudo isso é feito de maneira integrada, pensando em aspectos legais, normas, rede de computadores, sistemas operacionais, serviços e servidores, detecção de ataques, gestão de segurança, tecnologia web, blockchain, análise de malwares, governança de segurança, resposta a incidentes e forense computacional.

O curso prepara o estudante para
Vivemos em um mundo conectado, no qual aspectos físicos deram espaço as suas versões virtuais. A internet virou um meio que interliga tudo a todos, portanto o profissional de CiberSegurança irá atuar de maneira perspicaz para ser a principal conexão de segurança e privacidade do ecossistema do CiberEspaço. O egresso do curso de bacharelado em CiberSegurança é capaz de analisar o contexto e requisitos de hardware e software para elaborar soluções tecnologicamente inovadoras e seguras e desenvolver soluções tecnológicas integradas, sistematizadas e seguras.

Afinal, é preciso agir para que essa transformação digital seja possível, mas também para que tudo seja feito de maneira legal, ética, segura e sem violações de privacidade.

Novos mercados e áreas de atuação
A informação é o recurso mais valioso do mundo. Dessa forma, é essencial proteger a indústria, governo e empresas que passam por esta transformação digital. Porém, o encurtamento do tempo e espaço que a Internet proporciona, expõe as pessoas e empresas a situações que nunca foram vivenciadas antes na história. Em minutos, informações importantes podem ser destruídas por Fake News, por exemplo. O profissional de CiberSegurança tem um vasto campo de atuação profissional identificando e gerenciando riscos, agindo de maneira inteligente para impor segurança e preservar a privacidade, sem influenciar na rotina das pessoas ou no meio corporativo.

Por que fazer Ciber Segurança na PUCPR?
A matriz curricular do curso compartilha parte das disciplinas dos cursos de Ciências da Computação, o que permite ao estudante interação com áreas relacionadas, uma vez que segurança e privacidade são temas transversais. Além disto, o curso tem oficinas de segurança (disciplinas de experiência criativa) que seguem este formato de interdisciplinaridade e forte interação com os demais cursos. Isso permite ao estudante desenvolver temas de seu interesse dentro da área de segurança e privacidade aplicada a diferentes contextos.

O nosso estudante participará de hackathon e competições do tipo capture de flag que o prepara para situações muito próximas do que encontra no mundo real. Por esta razão, fornecemos certificações intermediárias para que o estudante possa comprovar suas aptidões técnicas no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o curso.

 

Infraestrutura
Além da infraestrutura da Escola Politécnica da PUCPR para oportunizar a prática de conhecimentos de CiberSegurança, com infraestrutura de servidores para imitar o ambiente real em ambiente virtual e aprender sem colocar ninguém em risco, temos a Clínica de TIC. Neste ambiente físico, o estudante pode para vivenciar situações do dia a dia das pessoas, prestando serviços gratuitos à sociedade e assim, vivenciar problemas e situações reais que envolvem a área. O estudante também pode tornar-se parte de times que participam de competições da área e de desenvolvimento de projetos para empresas, governos e indústria.

Internacionalização
O curso de bacharelado em CiberSegurança está alinhado com iniciativas internacionais que envolvem as entidades: Association for Computing Machinery (ACM), IEEE Computer Society (IEEE-CS), Association for Information Systems Special Interest Group on Information Security and Privacy (AIS SIGSEC), International Federation for Information Processing Technical Committee on Information Security Education (IFIP WG 11.8) que se uniram para criação de curriculum de graduação denominado CYBERSECURITY CURRICULA. Isto insere o estudante na comunidade internacional e facilita a mobilidade de estudantes de graduação, também pela oferta de disciplinas em inglês no Programa English Semester da PUCPR.

A PUCPR chegou à Itália
O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade