Campus Curitiba
Modalidade Presencial
Turno Manhã ou Noite
Duração 5 anos
Mensalidades Curitiba R$ 3.065,47

Descrição

Globalização e conectividade – dois sistemas que têm colocado a economia, a cultura e as mudanças tecnológicas, juntamente com o capital e a informação, num giro ininterrupto pelo planeta. O curso de Arquitetura e Urbanismo, em sintonia com a PUCPR – primeira Universidade do Estado – entra nessa linha de transformações do século 21. Informação e dinamismo regem o nosso tempo e o Curso se apresenta com novas diretrizes de ensino e educação, onde o estudante recebe uma formação integral e humanista, com ênfase na reflexão e troca de ideias. Com a experiência de mais de 40 anos de ensino, o Curso reforça a descoberta, a experimentação e o pensamento crítico associado à inovação e ao empreendedorismo, na perspectiva abrangente do trabalho do arquiteto.

O curso prepara você para
_Compreender o espaço e a sua relação com o homem, o projeto e suas linguagens de representação, traduzindo as necessidades individuais e coletivas em soluções criativas para cidades, edifícios, interiores e paisagens
_Exercer o pensamento crítico dentro de um enfoque interdependente, estratégico e sistêmico para compor e orientar o projeto e a construção, pensando a sustentabilidade na compreensão sincera do futuro do planeta e da sociedade
_Desenvolver a pesquisa e compartilhar conhecimentos, aplicando-os como ferramenta de produção, gestão e organização do espaço construído e natural, e projetando-os em ambientes físicos variados e complexos

Arquiteto, um profissional pleno
A sua formação envolve um equilíbrio entre a razão e a percepção, entre projetar e construir. Valores e habilidades estão associados à criatividade, à arte no desenvolvimento de projetos e soluções, à capacidade de observação e ao sentido estético, orientados para o trabalho em equipe e o suporte mútuo.

Como profissionais atentos às rápidas transformações atuais, percebemos a velocidade com que as mudanças ampliam e modificam os nichos de trabalho, na medida em que fortalecem a responsabilidade e o comprometimento com as questões sociais, culturais e tecnológicas.

Novos mercados e áreas de atuação
Um olhar dinâmico e ágil sobre o mercado, a vontade de antecipar tendências e buscar a inovação. Ao percorrer trilhas acadêmicas articuladas às mudanças globais, nosso estudante é orientado a observar o mercado que se expande rapidamente. No curso ele percebe as oportunidades para o arquiteto e urbanista, incentivado a explorar abordagens inovadoras para atuar no desenvolvimento de projetos, de obras e na pesquisa, em áreas como: arquitetura de edificações, restauro e conservação, interiores, paisagismo e urbanismo.

Nesses campos, são muitas as oportunidades para o futuro profissional que busca evoluir em sua carreira como autônomo, consultor, colaborador ou parceiro em escritórios e empresas, bem como no trabalho institucional de projeto e planejamento. O mercado, a procura de arquitetos competentes e arrojados, observa a sólida base formacional do nosso egresso, com iniciativa e liderança!

O diferencial está no reconhecimento de um caminho próprio
Hoje, a dinâmica global impulsiona o arquiteto a desenvolver habilidades associativas e colaborativas, envolvendo formação em conceito e capacitação em projeto e tecnologias. A totalidade dos conhecimentos é obtida por meio de um currículo definido por competências, que se abre para as escolhas do estudante, permitindo-lhe direcionar sua área futura de trabalho, alinhada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo e a um mercado integrado, ágil e mundial.

Na perspectiva da internacionalização, o curso destaca-se por meio de parcerias, que conectam o estudante a escolas estrangeiras, profissionais e conhecimentos. São escolhas que abrem oportunidades para que ele construa seu próprio percurso de formação, com a oferta de disciplinas relacionadas ao seu anseio profissional e que associam o conteúdo de aprendizado aos seus interesses. Na continuidade da sua formação, o egresso encontra na PUCPR inúmeras possibilidades de estudos no âmbito da especialização, do mestrado e do doutorado ligados à Arquitetura e Urbanismo, com a perspectiva da formação de profissionais e líderes com visão empreendedora e globalizada. 

Internacionalização
A nossa graduação de Arquitetura e Urbanismo também se destaca em razão das oportunidades de intercâmbio, que acontecem por meio de parcerias da PUCPR com instituições de ensino estrangeiras. Internacionalizar o ensino superior, conectando estudantes à escolas estrangeiras, é uma das prioridades da Universidade para garantir formações de liderança e perspectiva global.São escolhas que abrem portas para construir seu próprio percurso na carreira, com a oferta de disciplinas relacionadas ao seu anseio profissional e que associam o conteúdo de aprendizado aos seus interesses. Na continuidade da sua formação, o egresso encontra na PUCPR inúmeras possibilidades de estudos no âmbito da especialização, do mestrado e do doutorado ligados à Arquitetura e Urbanismo.Infraestrutura
Os conhecimentos teóricos podem ser testados em esforços práticos, com o auxílio de ferramentas exclusivas à área de estudo. Um conjunto de laboratórios é disponibilizado aos estudantes da PUCPR para desenvolver as capacidades de criar, projetar e construir soluções ao mundo moderno. Confira detalhes sobre os principais espaços dedicados à Escola de Arquitetura e Design!

  • Laboratório de Modelos: os protótipos e maquetes são peças fundamentais para a consolidação de ideias. Pensando nisso, mais de 4.000 m² são disponibilizados para uso de tecnologia de ponta, com ateliers livres e salas totalmente equipadas.
  • Laboratório de Conforto: permite os graduandos realizarem projetos e pesquisas voltadas à área de conforto térmico/ventilação, acústico e ambiental. Os equipamentos auxiliam na aplicação de conhecimentos em projetos arquitetônicos e urbanísticos, com o objetivo de ampliar a sustentabilidade dos ambientes planejados.
  • Laboratório de Restauro: recomendado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura, o ambiente promove aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR experiências voltadas à atuação na área de conservação e restauração de edifícios históricos. Técnicas de pinturas e representações, envolvidas nas restaurações de projetos reais, são aplicadas na prática.
  • Oficina de Máquinas: equipado com serras, lixadeiras, fornos, furadeiras profissionais e demais ferramentas necessárias para concepção de protótipos, maquetes e modelos arquitetônicos. Os estudantes são previamente orientados e recebem os treinamentos para maior segurança durante o seu uso.
  • Laboratório de Modelagem Fina: local onde são realizadas impressões em 3D e corte a laser. São modelagens trabalhadas em softwares, como o CAD.

Rankings e Avaliações

Inscreva-se no processo seletivo da PUCPR

Selecione o método de ingresso e campus desejado e inicie a sua inscrição.

Vestibular 4.0: Digital e Seguro

Faça o download do navegador seguro para realizar a prova online!

Baixar navegador seguro

FAQ - Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ!

Visitar FAQ

Áreas do conhecimento

Modalidade

Cidade